sexta-feira, 18 de março de 2011

FÉRIAS QUANDO USUFRUIR?

Cada trabalhador a cada período de doze meses tem direito à 30 dias de férias, e de acordo com o artigo 134 da CLT, as férias deverão ser concedidas nos doze meses subsequentes ao período aquisitivo, ou seja não poderá vencer o segundo período para o gozo da anterior. Quando isso ocorre o trabalhador tem direito ao dobro do valor que teria direito anteriormente. Mas para isso ocorrer não deve o trabalhador assinar a quitação das férias sem ter recebido o valor até dois dias antes de começar a gozar as férias, bem como também não dever assinar recibos com data diferente daquela que realmente está assinando e usufruindo do benefício das férias. Lembrem-se: Sempre deve ser colocado a data correta ao lado da assinatura. Em nenhuma hipótese deve ser assinado recibo de quitação sem ter recebido os devidos valores. Outro fato que deve ser lembrado que o empregador não pode conceder férias sem comunicar o trabalhador com antecedência mínima de 30 dias, isto também está previsto em lei, artigo 135 da CLT, portanto não pode o empregador na sexta-feira chegar e dizer que o trabalhador na segunda-feira estará de férias, é ilegal, e não deve ser aceito pelo trabalhador.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Funcionários Municipais padrão 1

Estão de parabéns os trabalhadores da prefeitura municipal de Santa Cruz do Sul, enquadrados no padrão 1. Nesta 5ª feira na parte da tarde se reuniram em assembléia para discutir os caminhos a serem percorridos para conseguirem reajuste salarial, e depois debaixo de sol escaldante caminharam pelas ruas da cidade até o parque da oktoberfest, para serem recebidos pelos representantes do executivo municipal, que vergonhosamente é inferior ao salário mínimo nacional, é isso mesmo, menos que o salário mínimo nacional ganham em torno de 500 trabalhadores municipais de Santa Cruz do Sul, enquanto que a prefeita do mesmo município ganha mais de 20 mil reais. Estas sacanagens com os trabalhadores devem terminar.Estas diferenças devem acabar. Em um País onde a corrupção aumenta desenfreadamente o salário dos municipários cresce como rabo de cavalo, só para baixo. A luta e organização dos trabalhadores é a única maneira de mudar esta situação.

terça-feira, 15 de março de 2011

Corrupção

Todo dia a corrupção nos setores públicos se torna mais escancarada. Agora foi a vez das licitações com os controladores de velocidade. empresários, administradores públicos das três esferas (municipais, estaduais e federais), pessoas de má índole que usam o serviço público para roubarem os cofres públicos aparecem fazendo as maracutaias e depois dizem que foi montagem e que estão sendo injustiçados pelos meios de comunicação. Ora, tivemos mensalão, dinheiro na cueca, propinas em todos os cantos do País, e tudo filmado e comprovado, mas o que aconteceu com os corruptos e os corruptores? Nada, melhor, alguns até promovidos foram, e é este o motivo de ao invés diminuir a corrupção ela se transforma em uma bola de neve. Cadeia não deveria ser apenas para pobre e negro, mas deveria principalmente ser para ladrões do dinheiro público. Mas esperar o quê se nos parlamentos temos pessoas que em toda sua vida estiveram envolvidos em corrupção e agora inclusive fazem parte de comissões como da reforma política entre outras. Não vai haver uma lei que mande político corrupto para cadeia, pois os que fazem as leis são eles os que nos sacaneiam todo dia. Ou começamos a excercer realmente nossa cidadania, indo para a rua, nos rebelando contra tudo que está por aí, ou irão continuar zombando de nossa cara, nos deixando cada vez mais com cara de otário. Vamos reagir logo para não ser tarde demais. Nesta agora dos pardais e controladores de velocidade tem empresário pousando de vítima e de bonzinho, o lobo mau também fica enrustido de cordeiro para enganar os outros, olho aberto para esta gente.